Sesa se aproxima da discussão do programa Mais Médico junto aos municípios

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

O Ministério da Saúde promoveu uma reunião com secretários municipais da região Sul do Brasil, nesta terça-feira (04/07) para esclarecer dúvidas acerca do Programa Mais Médicos. Também para incentivar e reforçar a importância do chamamento de profissionais para atuação nas cidades. A iniciativa teve apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com o objetivo gerar mais proximidade entre os municípios e o programa.

O intuito da Sesa é de auxiliar e incentivar o preenchimento de novas vagas. Em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), a Secretaria pretende promover um ciclo de acolhimento aos profissionais que aderirem ao programa. Nisso, buscando instrui-los sobre as diretrizes e o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família. O foco é a Atenção Primária em Saúde, o primeiro contato do cidadão com esse serviço público.

O Estado acompanha esse andamento do programa de iniciativa federal diretamente relacionada aos municípios. Analisando que o Mais Médicos é fundamental para expandir o atendimento em Atenção Primária, especialmente em locais de maior vulnerabilidade social. Assim, pautando o incentivo para “o preenchimento de novas vagas”, conforme afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Até o momento, das 327 vagas destinadas ao Paraná pelo programa do governo federal, 194 tiveram adesão de profissionais médicos. As inscrições começaram em 26 de maio e durante praticamente um mês os candidatos participaram do processo seletivo, por meio de edital publicado pelo Ministério da Saúde. Na última quarta-feira (28/06), foi realizada a segunda chamada destes profissionais.

A nova etapa ocorre até 15 de setembro e, ao todo, 2.670 médicos se inscreveram no programa. Dentre outras coisas, o programa Mais Médicos tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir desigualdades regionais; ampliar a inserção do médico em formação, desenvolver seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população.

Além disso, aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do sistema. Atualmente, o Paraná conta com 681 profissionais vinculados a alguma iniciativa do governo federal, sendo 427 médicos do Programa Mais Médicos e 254 do Programa Médicos pelo Brasil.

Da redação com informações e imagem da AEN.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para