Ex-deputado investigado por crime de rachadinha foi preso em Londrina

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Emerson Miguel Petriv, conhecido como Boca Aberta, do Pros (Partido Republicano da Ordem Social), foi preso na manhã desta quarta-feira (19/07), em Londrina. Ele foi eleito deputado federal, em 2018, mas teve o diploma cassado em 2021 por estar inelegível, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, antes de concorrer, em 2017, ele sofreu cassação na Câmara de Vereadores.

Boca Aberta teve a cassação do mandato de vereador de Londrina por quebra de decoro parlamentar. Disso a perda, quatro anos depois, do mandato de deputado federal. Dessa vez, investigado por rachadinha, ele foi alvo do Ministério Público do Paraná (MPPR) em mandados de busca e apreensão, sendo preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

O Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apuram “possíveis investidas ilícitas promovidas pelo ex-parlamentar contra seus ex-assessores. A ação penal investiga que o delito teria sido cometido durante seu mandato”, segundo o MPPR.

Segundo as informações divulgadas, foram apreendidos celulares e computadores, além da arma. Ainda, pesa sobre Boca Aberto, a acusação de estar usando as redes sociais para atacar testemunhas, com, supostamente, a intenção de atrapalhar a instrução processual.

A 3ª Vara Criminal de Londrina determinou uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de contato físico ou por qualquer meio de comunicação com as testemunhas – inclusive postagens na internet e mensagens de aplicativos. Por enquanto, nem Boca Aberta e nem a sua defesa se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Da redação com informações do MPPR e Vara Criminal de Londrina e imagem via Câmara dos Deputados.