Falece padre Josafá Firman, pároco da Paróquia Ucraniana de União da Vitória

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

O padre Josafá Firman, pároco da Paróquia Ucraniana São Basílio Magno de União da Vitória, estava internado no hospital Regional São Camilo. O estado de saúde era delicado e, nesta semana, os paroquianos foram alertados sobre a gravidade da sua doença, com pedidos de orações. Há algum tempo o sacerdote estava em tratamento e pouco se falava sobre as suas condições de saúde.

Na manhã desta sexta-feira (19), logo após às 11h, o padre Ricardo Mazurek Ternovski, publicou um texto nas redes sociais onde informou que “Josafá conclui sua caminhada terrena”. O sacerdote nasceu no dia 16 de Junho de 1976, na cidade de Rio Azul/PR, bem próximo à divisa com o município de Mallet – e Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, no Lajeado de Baixo.

Era filho de Clemente Firman e de Ana Sobenko Firman. Dos anos 1983 até 1986 cursou o primário na Escola São Vicente de Paula, situada na Colônia Lajeado de Baixo. Em 1987 ingressou no Seminário Menor São Josafat de Mallet e em 1995 ingressou no Seminário Maior São Josafat – Curitiba/PR. Depois, até 1997 cursou a Faculdade de Filosofia no Seminário Maior São Basilio Magno da Ordem dos Padres Basilianos (Studium OSBM), também em Curitiba.

A Faculdade de Teologia cursou no Studium Theologicum dos Padres Claretianos em Curitiba, concluído 2001. Além do curso normal de Teologia, também obteve o grau de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, no mês de Dezembro de 2001.

Foi ordenado diácono no 16 de dezembro de 2001, na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, Lajeado de Baixo e que pertence à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet, pelo bispo dom Efraim Basilio Krevey. Depois, sacerdote no dia 17 de março do ano seguinte, na Igreja matriz Sagrado Coração de Jesus.

Josafá foi padre nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, São José – Dorizon de Mallet, Natividade de Nossa Senhora – Vera Guarani – Paulo Frontin/PR, São Basilio Magno. Depois, pároco da Paróquia São Nicolau da cidade de Roncador/PR. Desde 14 de fevereiro de 2010 era pároco na Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória.

Conforme a paróquia, no ano passado, o pároco foi diagnosticado com linfoma sendo que na última semana teve complicações nos rins e foi hospitalizado. Nesta semana, o caso se agravou após o Padre sofrer uma parada cardíaca. Há alguns anos ele havia superado, um câncer nos intestinos. Seu falecimento foi confirmado logo após às 10h desta sexta-feira (19).

Da redação com informações e imagem da biografa do sacerdote, via padre Ricardo Mazurek Ternovski

O quarto compromisso

O quarto compromisso Dê sempre o melhor de si.   Dê o melhor de si em todas as ações de sua vida, independente do que