Chuva e frio foram menores, mas agricultura paranaense tem bom desenvolvimento

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

O Boletim Agrometeorológico do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Emater- Iapar), divulgado na última sexta-feira (07/07), as condições climáticas estão favoráveis no Paraná. Choveu menos e as geadas não foram intensas, plantação de milho segunda safra e do trigo, quase todo plantado, tem bons desenvolvimentos.

Em junho de 2023 predominou pouca chuva e concentrada em poucos dias na maioria das regiões do Paraná. Entre 11 a 15 e de 21 a 23, foram os períodos de maior concentração, no segundo restrito à metade Sul do Estado. A média estadual de precipitação no mês foi de 97,4 milímetros (mm), frente à média histórica de 117,1 mm.

“As temperaturas máximas e mínimas de junho apresentaram grande variabilidade no Estado, muitas vezes dentro do mesmo município, não ocorrendo um padrão predominante”, aponta a Agência Estadual de Notícias (AEN). Ficando dentro das médias máxima, pouco acima de 22ºC, e mínima acima de 11 e abaixo de 12ºC. Com ocorrência de geadas e ondas de frio de fraca intensidade no período de 17 a 20 de junho e restritas ao Sul do Paraná.

As chuvas ocorridas no mês de junho beneficiaram o desenvolvimento e crescimento do milho segunda safra. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), no final de junho 3% das lavouras estavam na fase de florescimento, 65% na fase de frutificação e 32% na maturação, com 3% da área colhida. 82% das lavouras foram classificadas como em boa condição, 15% em condição mediana e 3% ruim.

Em relação ao trigo, conforme a Secretaria, até o final do mês 96% foi semeados. “O clima favoreceu a cultura, que até o momento recebeu um quantitativo adequado de chuva para seu crescimento e desenvolvimento. O orvalho também contribuiu para a provisão de água para a cultura. Estima-se que 95% apresentaram condições boas e 5% medianas”, explica a AEN. Os demais cereais de inverno, também têm um bom desenvolvimento.

Da redação com informações e imagem da AEN.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para