Iguaçu sobe 15cm nas últimas 13h, enquanto se previa aumento de 35cm

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

A rádio RDX fez uma transmissão pelo Facebook, no início da noite desta sexta-feira (13/10), em que o coordenador da Defesa Civil de São Mateus do Sul, Tiago Huk, citou o número de atingidos, 1.850 pessoas afetadas até então, com a chuva e suas consequências de alagamento. Enquanto ao lado do vice-prefeito, Adão Staniszewski, mencionou todo o trabalho feito no Município e citou a previsão.

“Nós fizemos uma estimativa que durante a noite ele pode chegar a mais ou menos 35cm ainda subindo”, disse . Em seguida mencionando a possibilidade de chegar em 5,7m numa soma desajustada a partir dos 5,45m que estava naquele período, levando em conta o acréscimo de 35cm dito pelo próprio coordenador. No início da manhã, Tiago havia previsto, com base em sites, chuva de 25mm.

O portal CJ1 tem acompanhado a evolução do Iguaçu, tanto em São Mateus do Sul quanto em União da Vitória, principalmente. Com base em análises técnicas, já havia antecipado na manhã do dia 12/10 que o nível do rio iria atingir 5m no Município no início da noite do feriado de 12 outubro, o que se confirmou entre 21h e 22h. A redação fez contato com Tiago Huk, mas não teve respostas.

Essas mesmas análises técnicas levam em conta não apenas as águas que descem de Curitiba, via Porto Amazonas, mas também a evolução da enchente a partir do rio Negro e demais afluentes do Iguaçu. Isso estaria causando, conforme fontes, o represamento em São Mateus do Sul e disso o efeito de manter cheio e subindo, no conjunto de todos esses fatores mencionados.

O nível passou de 5,46 m na noite de ontem, às 19h, para 5,62m agora às 9h deste sábado (14/10). Ou seja, não chegou em subir os 35cm, como previu o coordenador da Defesa Civil. E sim, avançou 16cm em 14h. Há o indicativo técnico de seguir subindo nas próximas horas, mesmo com o nível baixando 32cm em Porto Amazonas, referência dita por Tiago.

Com base em todas essas informações e interpretação de dados, é possível prever que nas próximas, 8 a 10h, o rio deve ultrapassar os 5,7m, mesmo sem chover. Como o rio Negro ainda está subindo e Fluviópolis mantendo o represamento, pode-se prever, ainda, o Iguaçu aumentando em São Mateus do Sul por mais um período, podendo atingir (e até superar) os 5,8m na manhã de domingo (15/10).

Da redação com informações da Copel, RDX e imagens/reprodução/Portal 97.