Iguaçu mantém mesmo nível desde meio-dia de ontem, mas chuva preocupa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A medição na régua em União da Vitória mostra que o rio teve breve oscilação, mas manteve-se por quase 24h entre 6,52m e 6,53. O dado mais recente do monitoramento hidrológico da Copel desceu o nível do Iguaçu para 6,51m às 21h desta quarta-feira (11/10), mesmo índice observado às 12h de terça-feira (10/10). O que passa a preocupar é o fato de chover de novo.

O ritmo de avanço na estação de medição acima de União da Vitória, em Fluviópolis, mantém subindo quase 2cm por hora. Nas últimas 42 horas saiu de 3,74m e atingiu 4,94m na medição das 21h, em alguns momentos subindo 3cm a cada hora. Enquanto o rio Negro já baixou 5cm, em São Mateus do Sul com o represamento o nível tem aumentado também, chegando em 4,44m.

A vazão do Iguaçu em União da Vitória está em 2.300 metros cúbicos por segundo, exatamente a mesma das 12h de terça-feira. Esses dados mostram a estabilidade, mas novos índices de chuva podem mudar o cenário e trazer novo avanço do rio, sem descartar o fato de subir mais. Dependendo da quantidade pluviométrica e localização, a interferência pode ser menor.

Enquanto isso, a previsão hidrológica da Copel segue jogando o índice de 6,53m para as próximas 6 horas e 6,66m para 12h. Esse dados vem se repetindo desde a noite de ontem, com o lançamento prevendo que, caso chova na região, a diferença na régua pode ser de 9 a 15cm a mais que num cenário sem a ocorrência de novas pancadas de chuva.

Dados meteorológicos colocam a possibilidade de temporais na madrugada desta quinta-feira (12/10) podendo atingir 30mm em alguns locais da região que compõe o leito do Iguaçu ou afluentes. Mas há previsão que indica até 50mm, com outros até 30mm na sexta-feira. Caso isso se comprove é necessário observar o comportamento do rio e possíveis avançam que podem elevar o nível.

Da redação com informações do monitoramento da Copel e foto: Augusto Lindner/IAT-PR.