Nível do Iguaçu avança com menos intensidade e sobe abaixo de 1cm por hora

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

A análise de dados sobre o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu permite observar que previsão feita pela Copel fica distante de uma realidade vista na régua de medição, pelo segundo dia seguido, mas, no caso desta terça-feira (10/10), positivo para União da Vitória. O ritmo da vazão parece estar rumando para uma estabilidade, mesmo ainda distante na avaliação técnica, contudo bem melhor que observado na segunda-feira (09/10).

A previsão hidrológica da Copel cita o nível de 7,06m a serem atingidos às 9h de quarta-feira (11/10), antes disso 6,82m para às 21h desta terça-feira e, 3 horas antes, 6,66m. Essas informações, atualizadas ainda na noite de segunda-feira (09/10), contrastam com a realidade da medida na régua que apresentava 6,48m às 8h e 6,50 às 11h, mas subindo menos de 1cm por hora, o que no máximo indica atingir 6,60m às 21h ou 6,55m às 15h.

Para segunda-feira, a previsão feita no domingo foi rebaixada na segunda-feira de manhã e, mesmo atualizada depois previu 6,24m às 21h, mas o rio na régua atingiu 6,34m, ou seja, 10 cm a mais que o previsto pelo sistema. A boa notícia é que agora a situação, e pela observação do próprio monitoramento divulgado, é inversa. A probabilidade é de subir bem menos que o descrito oficialmente pela Copel em sua probabilidade.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a previsão de 7,06m para quarta-feira (11/10) fica praticamente descartada. Se o Iguaçu sobe apenas menos de 1cm por hora, em 22h subiria em torno de 20cm, passando dos atuais 6,50m para 6,70m (no máximo). Algo que a previsão cogitou para acontecer por volta de 17h desta terça-feira, deve se concretizar mais de 15h depois. Essa mesma análise técnica, ainda leva em conta que o rio segue aumentando o volume.

As medições subindo nas réguas antes de União da Vitória, Pontilhão, Fluviópolis e Divisa, principalmente, somada do Rio Negro que ainda não parou de subir, indicam o Iguaçu podendo continuar a subir em União da Vitória nas próximas 48h. Se isso se confirmar, até por ser uma análise subjetiva e apenas estatística, levaria o nível do rio para algo em torno de 6,75m a 6,80m. Também, sustentado na hipótese de não chover forte em toda a bacia nos próximos dois dias.

Da redação com informações da Copel/monitoramento hidrológico.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para