Safra no Paraná cresce 37% e deve gerar quase 47 milhões de toneladas

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

O relatório da semana passada do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado na semana passada, aponta a tendência da safra de grãos no Paraná, desse ciclo 2022/2023, gerar 46,6 milhões de toneladas em uma área de 10,85 milhões de hectares. Isso é 37% a mais que período anterior, onde a estiagem (seca) prejudicou as lavouras.

A safra 2021/2022 gerou 34,1 milhões de toneladas, sobretudo pela influência das adversidades climáticas. Em questão de área, as lavouras plantadas são semelhantes ao período anterior, em torno de 11 milhões de hectares. A soja deve estabelecer o recorde de 22,45 milhões de toneladas em uma área de 5,78 milhões de hectares.

Esse volume da safra de soja é 80% superior ao produzido na safra 2021/2022, onde se atingiu a marca 12,45 milhões de toneladas. Em relação ao milho, a segunda safra de teve uma breve oscilação de 14 milhões para 13,8 milhões de toneladas, conforme a estimativa. Mas com boa produtividade no geral.

O trigo é outra cultura importante no Paraná. O cereal deve atingir 4,56 milhões de toneladas, tendo produção 30% maior do que na safra passada. Contudo, esses números são positivos na produtividade, mas os excedentes de mercado têm derrubado os preços e mantido o comércio lento.

Da redação com informações do Deral e imagem AEN.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para