Brasil registra queda de quase 9% na venda de máquinas e equipamentos

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

No acumulado do ano, de janeiro a junho, as vendas totalizaram R$ 142,3 bilhões, 8,9% abaixo do registrado no mesmo período de 2022, segundo divulgação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) feita nesta quarta-feira (26/07). Em junho, as vendas do setor somaram R$ 24,8 bilhões, e representa uma queda de 10,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em relação a maio, houve elevação de 0,5%. Nesse mesmo mês, as exportações foram 21,3% menores, enquanto que em junho, com movimento de um bilhão e 40 milhões de dólares, representou a evolução de 1% frente ao mesmo período em 2022. No acumulado do ano, o resultado é positivo com vendas ao exterior somando 6 bilhões e 670 milhões de dólares, sendo 18,9% acima do ano passado.

“Em 2023, de janeiro a junho, houve aumento das exportações de máquinas e equipamentos em praticamente todas as regiões do globo. A maior parte das exportações [do Brasil] foi direcionada para a América do Sul, que absorveu 34,7% do total de máquinas e equipamentos exportado pelo país”, destacou a entidade em sua publicação sobre os resultados.

Enquanto que as compras também oscilam. As importações totalizaram dois bilhões e 230 milhões de dólares em junho, 12,8% inferior ao registrado em maio, e 19,4% superior em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano (janeiro a junho), as compras do exterior chegaram a 13 bilhões e 300 milhões de dólares, 14% acima do registrado no mesmo período de 2022.

Da redação com informações da Agência Brasil e imagem Abimaq.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para