As duas cidades pólos, União da Vitória na Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) e Irati na Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná, terão novo prédio para atendimentos regionais. O chamado Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em ambas.
A região de Irati saiu na frente na assinatura da ordem de serviço para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amcespar) iniciar a obra do AME. O Governo Estadual vai destinar R$ 14,6 milhões para a construção. A unidade vai concentrar os atendimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O AME de Irati terá cerca de 2 mil metros quadrados de área construída, com 22 consultórios e sete salas de exames. A unidade será instalada no bairro Lagoa e terá capacidade de realizar até 12 mil consultas por mês, em mais de 20 especialidades médicas. Também há a previsão de construir um Centro de Especialidades Odontológicas no terreno ao lado.
Enquanto em Irati a ordem de serviço foi assinada no dia 22 de junho, em União da Vitória, estrutura similar para comportar os atendimentos de consultas e exames de média complexidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) ainda não concluiu o processo licitatório.
O Ame de Irati será administrado pelo CIS-Amcespar, atendendo com mais eficiência e em maior número, os pacientes dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Rio Azul. O consórcio, com a obra, melhora essa prestação de serviço já realizada.
Da redação com informações da AEN e prefeitura de Irati.