Iguaçu vem baixando em União da Vitória, mas sobe em São Mateus do Sul

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

Tecnicamente é bem desafiante compreender o movimento do rio, em meio à ocorrência ainda na segunda-feira (30/10) e 21,4mm em São Mateus do Sul. Contudo, o olhar para os rios Negro e Potinga explica o represamento em Fluviópolis que é ampliado, no cenário atual, pelo nível de Porto Amazonas onde concentra as águas de Curitiba e região metropolitana.

“Levando em conta que o nível em Porto Amazonas, com as águas que descem de Curitiba, continua subindo, com vazão de 517 m³/s, e Fluviópolis também subiu 13 cm nas últimas 24 horas, infelizmente a tendência é do Iguaçu seguir aumentando em São Mateus do Sul. O rio Negro que desemboca ali continua subindo”, aponta o ex-deputado estadual Emerson Bacil.

O político e comunicador tem usado suas redes sociais para atualizar o entendimento seu sobre o Iguaçu, rendendo até brincadeira em ser a ‘Maju’ do tempo. Na avaliação de Bacil, o rio pode atingir 5,50m nas próximas horas, com base nessas referências, análises e projeções. Para ele, o objetivo é informar a população para ter um planejamento diante do cenário.

O coordenador da Defesa Civil de São Mateus do Sul, Tiago Huk, em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura local, disse ser eminente a possibilidade da água chegar em regiões mais próximas do rio. “Moradores de residências ribeirinhas devem redobrar a atenção e monitorar. É de extrema importância contatar a Defesa Civil com antecedência”, informou.

O contato para emergências é 42 9 8837-1665 ou Corpo de Bombeiros no 193. As retiradas de móveis será somente das 8h às 17h, com remoção das pessoas e colocação em local seguro a qualquer momento. Mas o coordenador amenizou dizendo que apesar da cheia eminente, considerando apenas o fator Porto Amazonas, “algumas pessoas terem de sair de suas casas.”

Enquanto isso, o nível em União da Vitória baixou 11cm nas últimas 24h. Isso, tecnicamente pode amenizar o represamento em Fluviópolis, conforme fontes ouvidas pelas reportagem. Mas são apenas indicativos, sem descartar a possibilidade real do Iguaçu continuar subindo em São Mateus do Sul por um período que pode se prolongar por até 24h.

Da redação com informações do monitoramento hidrológico da Copel, Defesa Civil/redes sociais prefeitura e página Emerson Bacil/Facebook. Imagem reprodução página Emerson Bacil/Facebook.

Deixe uma resposta

CARTAS DE CRISTO

As Leis Universais da Existência se relacionam SOMENTE às ¨atividades da consciência¨ … e são exatas e indesviáveis… Não são prêmios ou castigos de Deus.

CARTAS DE CRISTO

Sua consciência pessoal é inteiramente responsável por tudo aquilo que vem para a sua vida e experiência pessoal. É sua consciência pessoal que traz para