Iguaçu estabiliza em 6,52m e nível indica ter parado de subir em União da Vitória

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

Ao todo 202 famílias receberam atendimento, totalizando 558 pessoas, conforme relatório divulgado pela Defesa Civil, por volta de 19h50 da noite desta terça-feira (10/10). O nível de alerta é considerado “muito alto”, com base no indicador da previsão hidrológica da Copel. Contudo, esse sistema tem sido impreciso. Desde esta segunda-feira, quando previu 6,24m e o Iguaçu chegou em 6,34m.

A justificativa da equipe, segundo repassado pela assessoria de imprensa do setor de monitoramento hidrológico da Copel, é a geração de dados interpretadas com base em diversos fatores. O rio Negro ainda em alta seria um dos pontos para previsão de que o Iguaçu vai seguir subindo. Mas na prática, esse informação repassada por volta de 16h30 não se confirmou na enchente.

Para a reportagem, o setor se sustentou nesse chamado modelo hidrológico, rodado a cada seis horas, sem conseguir interpretar tecnicamente essa divergência entre o que se prevê e o que se comprova na prática. Afirmando que esses sistema “estaria se comportando bem”, avaliado ao longo do tempo. Contudo, sem detalhar porque calcula o nível da água acima de 7,10m para o dia 12 de outubro.

A imprecisão e essas alternações, a cada período tem mudado. Na última atualização da previsão, se cogita o rio estar em 6,66m às 9h desta quarta-feira (11/10), depois 6,94m às 21h e chegando a 7,14m na manhã de quinta-feira (12/10) às 9h. Mas a medida do próprio monitoramento contradiz isso, pois o Iguaçu nas últimas 7 horas está sem subir, apenas com oscilações.

A redação observou que às 13h desta terça-feira (10/10) o nível atingiu 6,523m na régua em União da Vitória. Depois oscilou um milímetro na próxima medição e meio centímetro na seguinte. Em seguida oscilou meio centímetro para baixo nas duas horas seguinte. Às 20h retornou para a mesma medição das 13h, ficando em 6,523m no monitoramento. Assim, indicando essa possível estabilidade, sem descartar oscilações na próximas horas e contando com tempo sem chuvas.

Da redação com informações e imagem reprodução da Copel.