Com aumento de pouco menos de 2,5cm nas últimas 8h, preocupação é a chuva

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

O rio Iguaçu em União da Vitória passou de 7,643m à meia-noite para 7,667m às 8h deste domingo (15/10). Ou seja, subiu 2,4cm. Contudo, a preocupação é com a possibilidade de chuva indicada de segunda a quarta-feira. Tanto Climatempo quanto o Simepar indicam quantitativos de chuva que somados pode superar os 50mm, com possibilidade de pancadas mais fortes na terça-feira (17/10).

Além disso, a extensão dessa chuva pode atingir cidades como Rio Negro e São Mateus do Sul, além de União da Vitória. Na semana passada, durante o feriado de 12 outubro, choveu entre 90 e 100mm nessa mesma região, o que fez o nível do Iguaçu subir mais de 1,15m a partir do que já estava. E mesmo sem chuva, o monitoramento hidrológico da Copel prevê o rio subindo, ainda.

Por mais que a cada nova rodada do sistema da Copel se reduz o índice para o período mais próximo, indicando no caso 7,76m para às 15h e pouco abaixo do que se previa ontem à tarde ou pela manhã para as próximas horas, a indicação do monitoramento é de superar os 8m. No ritmo que o rio está, praticamente impossível tecnicamente atingir esse nível. Mas se chover, é necessário analisar quanto e onde para avaliar o efeito sobre o Iguaçu.

Da redação com informações da Copel, Simepar e Climatempo. Imagens Copel/AEN.