O temporal da madrugada desta quarta-feira (04/10) deixou rastro de destruição no município, especialmente em áreas do interior. “Equipes da Prefeitura estão desde as primeiras horas da manhã desobstruindo ruas e atendendo as famílias”, informou a prefeita Juliana Maciel, logo no início da manhã. Mais tarde, a gestão municipal decretou Situação de Emergência.
Casas tiveram telhados destruídos, barracões desabaram e o prejuízo na agricultura é incalculável, com lavouras inteiras foram destruídas com o granizo, de acordo com a assessoria de comunicação. “Há famílias que tiveram que sair de casa, mas estão em casa de parentes e/ou amigos. Não há, até o momento, canoinhenses em abrigo público”, detalhou o departamento.
Várias estradas tiveram pontos de alagamento e algumas escolas as aulas suspensas, em decorrência do temporal. “A situação é muito delicada. Temos inúmeras comunidades do interior isoladas, famílias que precisaram ir para casa de parentes e prejuízos materiais incalculáveis por enquanto. Mas, graças a Deus, não registramos vítimas”, afirmou a prefeita.
O evento climático que atingiu o interior de Canoinhas ainda está sendo analisado pela Defesa Civil. Somada da preocupação ainda grande porque a previsão é de mais chuva. “Continuaremos vigilantes pelos próximos dias”, garante Juliana que, também, cancelou todos os eventos que seriam realizados no final de semana pelo município.
O decreto de emergência foi publicado após a reunião com o Grupo de Ações Coordenadas Municipal, que envolve setores da prefeitura e órgãos de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, de acordo com a assessoria de comunicação. Diante da preocupação para o fim de semana e com mais previsão de chuva esperada.
“Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais”, detalha. Novas ocorrências de temporais e chuva intensa, podem ocorrer entre sexta-feira e sábado.
Da redação com informações e imagens da Prefeitura de Canoinhas.