Rio Iguaçu sobre mais rápido que previsão feita no domingo, em União da Vitória

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter

A Prefeitura fez uma coletiva de imprensa e divulgou uma previsão de enchente em ruas de União da Vitória. A marca na noite desta segunda-feira (09/10), às 21h, do Rio Iguaçu deveria atingir 6,22m. Ou seja, 72cm acima da leitura de 21h feita no domingo (08/12), onde estava em 5,50m. Contudo, o nível sobre mais rápido que essa previsão.

Essa previsão de 6,22m às 21h é sequência de 5,79m às 9h e 6,01m às 15h. Contudo, essas marcas estão sendo superadas, ou seja, o avanço do nível está maior que a previsão. Os 5,79m que era para ser atingido às 9h desta segunda-feira, foi superado antes das 5h. As águas que descem de outros rios estão aumentando a vazão em União da Vitória.

A previsão estava indicando o aumento inferior a 3,5cm por hora, mas na prática tendo sido quase 4cm por hora o avanço na régua. Isso pode indicar que os 6,22m previstos para às 21h, poderão ser atingidos antes, ao final da tarde. Elevando essa previsão inicial, num contexto em que as últimas enchentes mostraram que, com os afluentes cheios, o Iguaçu segue subindo.

As estimativas de estudos técnicos apontam a possibilidade, mesmo sem chuvas, de o nível seguir subindo por períodos superior a 48h, o que pode manter o Rio Iguaçu aumentando a vazão em União da Vitória até a quarta-feira, 11 de outubro. Essa mesma hipótese leva a entender que, mesmo subindo mais lentamente, o nível deve ultrapassar os 7m já nesta terça-feira.

Da redação com informações do monitoramento hidrológico da Copel e imagem reprodução.